TRAIL

história

A Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal criou a sua equipa de Atletismo em 1981, tendo organizado a 1.ª meia Maratona do Louriçal em 1987. Mais tarde começou a organizar uma prova anual denominada Grande Prémio de Atletismo.

Em 2016, através da equipa Lama Solta, a A.C.R.D. Louriçal estreia-se na modalidade de Trail, no 2.º Trail Running de Pombal, tendo obtido um surpreendente 3.º lugar por equipas na prova curta.

Desde 2017 que organiza uma prova de trail, denominada Trail Lama Solta, ano em que também começou a competir com atletas federados em prova distritais, regionais, nacionais e internacionais.

A EQUIPA LAMA SOLTA

A história da Equipa Lama Solta é um belo exemplo de como a paixão e a determinação podem transformar pequenas iniciativas em grandes sucessos reconhecidos nacional e internacionalmente. Desde os primeiros passeios organizados por um grupo de entusiastas do BTT em 1999, até a consolidação da equipa em 2006, após a criação de uma secção específica dentro da Associação Cultural e Recreativa do Louriçal (ACRDL), a trajetória do grupo reflete um crescimento orgânico movido pela paixão pelo ciclismo todo-o-terreno.

Com o estabelecimento oficial da Equipa Lama Solta em 2006, o grupo não apenas formalizou sua existência dentro da estrutura da ACRDL, mas também estabeleceu um novo marco na sua jornada. A adoção deste nome, que evoca tanto a diversão inerente ao BTT quanto o espírito aventureiro dos seus participantes, marcou o início de uma era de profissionalização e expansão das suas atividades.

Um dos maiores destaques na história da Equipa Lama Solta tem sido a organização anual do seu Raid BTT, um evento que rapidamente se tornou referência no calendário nacional da modalidade. Desde a sua primeira edição, o Raid BTT da Lama Solta capturou a imaginação e o entusiasmo da comunidade de ciclismo, oferecendo percursos desafiadores, paisagens deslumbrantes e uma organização impecável que cuida de cada detalhe, desde a segurança dos participantes até a qualidade dos pontos de apoio e entretenimento.

Até o momento, com praticamente 18 edições realizadas, o Raid BTT da Equipa Lama Solta continua a superar expectativas, atraindo não só participantes de todo o Portugalmas também de outros países, consolidando-se como um evento de excelência no panorama do BTT. As críticas positivas recolhidas ao longo dos anos refletem não apenas a qualidade da organização mas também o espírito de camaradagem e a paixão pelo BTT que o evento promove.

A participação da Equipa Lama Solta em eventos por todo o país e até no estrangeiro é outra faceta da sua missão de promover o BTT e de levar o nome da ACRDL e do Louriçal e da Equipa Lama Solta a novos horizontes. Essas participações reforçam o espírito competitivo e aventureiro dos membros da equipa, ao mesmo tempo quepermitem a troca de experiências e a aprendizagem com outras comunidades de ciclistas.

A história da Equipa Lama Solta, desde os seus humildes inícios até se tornar um nome reconhecido no BTT nacional e internacional, é um testemunho do poder do trabalho em equipe, da paixão pelo desporto e do compromisso com a excelência. Cada pedalada dada, cada trilho conquistado e cada evento organizado são capítulos de uma jornada inspiradora que continua a influenciar positivamente a vida de muitos, dentro e fora da comunidade do Louriçal.

A expansão da Equipa Lama Solta para incluir o Trail Running em 2017 é uma prova do dinamismo e versatilidade do grupo e da sua capacidade de levar o espírito de aventura e desafio a novos patamares. A inclusão desta modalidade veio não só diversificar as atividades da equipa, mas também consolidar ainda mais a sua presença no panorama desportivo nacional, abrindo portas para uma nova comunidade de atletas e entusiastas.

O sucesso da primeira prova de Trail organizada pela Equipa Lama Solta reflete o mesmo compromisso com a excelência e a paixão pelo desporto que caracterizaram as suas atividades no BTT. A organização deste evento, desde a escolha dos trilhos até à logística de apoio, mostrou a mesma atenção ao detalhe e empenho em proporcionar uma experiência única aos participantes. Este evento não só agradou aos veteranos do trail running mas também atraiu novos praticantes, interessados em explorar a beleza natural da região do Louriçal de uma forma desafiadora e recompensadora.

Com cinco edições até à data, a prova de Trail da Equipa Lama Solta tem-se afirmado como um evento de referência, incorporando o cunho pessoal e o espírito da equipa que é reconhecido e apreciado na comunidade. O percurso, que combina beleza natural com desafio técnico, e a organização, que reflete o calor humano e a paixão pela aventura, são aspetos frequentemente destacados pelos participantes e pela crítica.

Este sucesso no Trail Running, assim como no BTT, demonstra a capacidade da Equipa Lama Solta de ultrapassar fronteiras entre diferentes modalidades desportivas, mantendo sempre a qualidade e o entusiasmo. A equipa conseguiu criar um legado no desporto ao ar livre, fomentando uma comunidade que valoriza tanto a competição quanto o companheirismo, a superação pessoal e o respeito pela natureza.

A Equipa Lama Solta, com as suas atividades em BTT e Trail Running, mostra que mais do que uma associação desportiva, é um movimento que promove um estilo de vida ativo, saudável e integrado com a natureidade. Cada evento organizado, seja em duas rodas ou a pé pelos trilhos da região, é uma celebração do espírito humano de aventura, desafio e comunhão com a natureza. Este espírito contagioso tem sido a chave para o sucesso contínuo da equipa e a sua crescente popularidade tanto em Portugal como além fronteiras.

GALERIA

Calendário