Para falarmos da história da modalidade de futsal na A.C.R.D. Louriçal, temos de retornar ao ano de 1966, ano da criação da equipa de futebol de 11 denominada Grupo Desportivo do Louriçal, tendo participado em diversos torneios e jogos amigáveis pela região durante vários anos.

Os torneios de futebol de 5 na década de 80 e 90, no já inexistente Campo de Futebol de 5 do Louriçal, localizado no agora Largo D. Luís de Menezes, foram um ex-libris na Vila do Louriçal, trazendo vários praticantes da modalidade da região.

Mas é o ano de 1991, que marca o início da participação da coletividade em campeonatos distritais de futebol de 5 organizados pela Associação de Futebol de Leiria e Coimbra, em diversos escalões do sexo masculino.

A equipa de futsal sénior feminina da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal surgiu na época de 1995/1996. Na ocasião a modalidade denominava-se Futebol 5 e a equipa do Louriçal contava já com 17 atletas quando se inscreveu pela primeira vez na Associação de Futebol de Leiria.

A grande maioria das antigas atletas eram oriundas da freguesia do Louriçal e foram formadas nesta coletividade. A elas se deve o apuramento da equipa para a disputa da 1.ª edição do Campeonato Nacional de Futsal Feminino na época 2013/2014. Em 2016, ano da sua extnção, esta Equipa Feminina pertencia ao lote de equipas que disputaram todas as edições da maior competição de futsal feminino nacional, juntamente com as equipas do Centro Recreativo e Desportivo da Golpilheira, Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e o Sport Lisboa e Benfica. Em 2016, a A.C.R.D. Louriçal mantinha, também, uma equipa sénior feminina B, a disputar o campeonato distrital, dando assim resposta às atletas formadas na casa e que pretendiam continuar a praticar a modalidade, fazendo parte integrante do plantel da equipa A várias jogadoras internacionais e universitárias, oriundas das mais diversas localidades. A manutenção desta equipa no Campeonato Nacional representou um grande esforço financeiro e humano para a Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal que, ainda assim, contou com a ajuda de vários patrocinadores, mas também do Município de Pombal e da Junta de Freguesia do Louriçal. O apoio destes parceiros, bem como o trabalho árduo desenvolvido pelos dirigentes, equipas técnicas, jogadoras e seccionistas foi essencial para a continuidade da equipa, que muitas alegrias deu aos sócios e simpatizantes da coletividade.

A secção de futsal da colectividade, participa desde 1991, nos campeonatos distritais de Futsal, organizados pela Associação de Futebol de Leiria, nos escalões de Seniores Masculinos, Seniores Femininos, Juniores Masculinos, Juniores Femininos, Juvenis Masculinos, Iniciados Masculinos, Infantis Masculinos, Infantis Femininos e Escolas. Atualmente não participa com as equipas de Seniores Masculinos e Femininos.

Com diversos títulos nos mais diversos escalões (ver palmarés abaixo), Associação do Louriçal foi considerado, nas épocas 2011/2012 e 2012/2013, Clube Excelência de Futsal pela Associação de Futebol de Leiria.

Em 2012, pelo relevante contributo no campo do desporto (futsal e outras modalidades), ao serviço da população do concelho de Pombal, projetando o seu reconhecimento a nível distrital, o Município de Pombal concedeu a esta entidade a Medalha de Valor Desportivo Grau Prata.

No ano de 2016, o Município de Pombal atribuiu também a Medalha de Valor Desportivo Grau Prata à Equipa de Futsal Sénior Feminina da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal.

Durante vários anos, no início da década de 80 os treinos e jogos da modalidade tiveram lugar no campo de de futebol de 5 do Louriçal (agora Largo D. Luís de Menezes), mais tarde no Polidesportivo do Louriçal e mais recentemente no Pavilhão Gimnodesportivo do Louriçal, desde 2011.

Atualmente tem cerca de 120 atletas, nos escalões de ABC´s, Petizes, Traquinas, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e Juniores Femininos.

Equipa de Futsal Sénior Feminina | Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal

A equipa de futsal sénior feminina da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal é o único escalão que existe na coletividade sem interrupções desde a época 1995/1996, ano em que foi inscrita a equipa (17 atletas) pela primeira vez na Associação de Futebol de Leiria, na altura a modalidade era denominada de futebol de cinco.

Durante os vinte anos várias foram as jogadoras (a grande maioria da freguesia do Louriçal e que formadas na coletividade) que fizeram parte desta equipa, que culminou com o apuramento para disputa da 1.ª edição do Campeonato Nacional de Futsal Feminino na época 2013/2014.
Atualmente, é juntamente com as equipas do Centro Recreativo e Desportivo da Golpilheira, Centro Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos e o Sport Lisboa e Benfica, as únicas equipas que disputaram todas as edições da maior competição de futsal feminino nacional, da zona sul.

Da atual equipa, nenhuma jogadora é da freguesia do Louriçal, nem fez parte da formação da coletividade, fazendo parte integrante do plantel várias jogadoras internacionais AA e universitárias, das mais diversas localidades, como Fátima, Leiria, Coimbra, Figueira da Foz, Caldas da Rainha, Chaves, Espinho, Mirandela e Aveiro.

Classificações

SENIORES MASCULINOS – VENCEDOR DA TAÇA DISTRITAL DE FUTEBOL 5

ÉPOCA 1991/1992
SENIORES MASCULINOS – CAMPEÃO DISTRITAL DE FUTEBOL 5