Regulamento Raid 2018

1) Organização
A prova é organizada pela Equipa Lama Solta da Secção de BTT da ACRD do Louriçal e terá lugar nesta mesma Freguesia no dia 30 de setembro de 2018 pelas 09H15.

2) Provas e sua extensão
A prova tem uma distância de aproximadamente 45km denominada de Raid (grau dificuldade físico 4/5 e grau dificuldade técnico – 4/5), existe um Mini Raid com aproximadamente 25Km, um Mini Mini Raid de 15km e uma prova de Ciclismo Adaptado de 25km (grau dificuldade físico 3/5 e grau dificuldade técnico – 3/5).
Os dois percursos de 45km e 25km serão de andamento livre e sinalizados e com marcações que serão informadas no Breefing antes de iniciar a prova.
Qualquer atleta, poderá optar por realizar quer o Raid de 45km, quer o Mini Raid de 25km, optando por um percurso ou pelo outro na separação que irá estar devidamente identificada;
O Percurso do Raid só pode ser concluído pelos participantes que chegarem a hora a indicar pela organização no local da separação.

O percurso relativo à prova de ciclismo adaptado, coincide com o percurso do Mini Raid de 25km, e a opção por este percurso, deverá ser efetuada no ato da inscrição.

3) Hora e Local de Partida
O início do 15.º Raid Lama Solta será às 09H15 na portaria principal do Instituto D. João V, na Vila do Louriçal, e a abertura do posto de controlo 0 iniciará às 8:00 e será encerrado às 9:05h.

4) Abertura do secretariado
No dia anterior à prova (29-09-2018) na sede da ACRDL na Rua D. João V n.º 44 Código Postal 3105-165 desde as 16h até às 22h:00 e, no dia da prova, às 07H30 no secretariado do 14.º Raid Lama Solta no local da partida, no Instituto D. João V, que estará devidamente identificado;
É conveniente que cada grupo/equipa nomeie um representante para fazer a confirmação de inscrições, levantamento dos dorsais, e ofertas de participação, para evitar confusão e atrasos na partida.

5) Preços e Prazos para inscrições
As inscrições terão início às 20h:01m do dia 30 de junho de 2018.
Até às 23h59m do dia 23 de setembro de 2018:
Com almoço: 17€;
Sem almoço: 12€;
Acompanhantes: 7€ (apenas a partir dos 10 anos)

As inscrições terminam às 23:59h do dia 23 de setembro de 2018, ou quando for atingido o limite de 500 inscritos;
Não se aceitam inscrições no dia prova;
Não se aceitam pagamentos no dia da prova.

6) Validação das inscrições
As inscrições só serão validadas após pagamento.
Eventuais desistências ou permutas de inscrições serão avaliadas caso a caso até dia 23 de Setembro de 2018, findo este prazo não serão aceites desistências ou permutas de inscrições.

7) No valor da inscrição está incluído:
Almoço (caso seja opção)
Dorsal
Seguro de Acidentes Pessoais
Lembranças
Banhos
Lavagem de Bicicletas
Abastecimento de líquidos e sólidos nas Zonas de Abastecimentos

8)Seguro de Acidentes Pessoais:
O seguro de Acidentes Pessoais terá as seguintes coberturas:

Cobertura Capital
Morte ou Invalidez Permanente €27.004,00
Despesas de Tratamento e Repatriamento €4.322,00
Despesas de Funeral €2.162,00

Qualquer acidente ou incidente que ocorra durante o decorrer do percurso é da responsabilidade dos participantes, em tudo o que exceda o risco coberto pelo seguro.
Em caso de acidente o pagamento da franquia do seguro é da total responsabilidade dos participantes, sendo esta no valor de 75€.

9) Meios de Inscrição
Através do site criado para a prova designada 15.º Raid BTT Lama Solta no endereço:

A mera inscrição e participação nesta prova pressupõe aceitar incondicionalmente as normas constantes neste regulamento.

10) Meios de Pagamento
Referência multibanco indicada aquando da inscrição online.

11) Circulação na Via Pública
As provas decorrerão nos trilhos, caminhos rurais, públicos e estradas municipais de várias freguesias do Concelho de Pombal, estando o percurso aberto ao movimento de outras pessoas e veículos, pelo que todos os participantes deverão respeitar as regras de circulação na via pública, tendo especial atenção nas travessias de algumas vias principais, embora nessas mesmas travessias irão estar membros da GNR ou membros da organização.

12) Abastecimentos
Durante o percurso do Raid e do passeio haverá 1 Zona de Abastecimento entre o Km 15 e o Km 20 e alguns locais a definir, de acordo com o clima, para distribuição de águas.

13) Idade mínima para participar
Podem participar jovens com a idade mínima de 14 anos e de ambos os sexos e limite de 69 anos (inclusivé), contudo os participantes com idades inferiores a 18 anos deverão apresentar uma autorização por escrito e assinada pelo encarregado de educação e acompanhada de uma fotocópia do Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão do mesmo onde conste identificação do menor e do pai ou encarregado de educação a autorizar a sua participação.

14) Divulgação de tempos realizados
Todos os participantes serão identificados com um dorsal fornecido pela organização que deverá estar sempre visível na parte dianteira da bicicleta.

Os tempos realizados por cada participante serão divulgados no site da prova:

15) Postos de Controlo
Nos percursos poderão existir diversos pontos de controlo, não sendo do conhecimento de nenhum participante a sua localização. Só os atletas que tenham efetuado todos os postos de controlo serão atribuídos os tempos realizados.

16) Dorsais
Será atribuído dorsal com numeração compreendida entre 1 e 500 para cada atleta participante do raid ou do passeio não existindo qualquer distinção entre eles, e que deverá ser colocado na bicicleta em local visível, preferencialmente preso ao guiador com serrilhas plásticas fornecidas pela organização.
Todos os Dorsais terão 2 números de telemóvel de membros da organização, por isso aconselhamos todos os participantes a levarem telemóvel.

17) Prémios
Serão atribuídos Prémios a definir pelos nossos patrocinadores aos seguintes escalões:

1.º Escalão – Juniores (até aos 18 anos)
1.º Classificado, 2.º Classificado, 3.º Classificado

2.º Escalão – Elites (dos 19 aos 29 anos)
1.º Classificado, 2.º Classificado, 3.º Classificado

3.º Escalão – Masters A (dos 30 aos 39 anos)
1.º Classificado, 2.º Classificado, 3.º Classificado

4.º Escalão – Masters B (dos 40 aos 49 anos)
1.º Classificado, 2.º Classificado, 3.º Classificado

5.º Escalão – Veteranos (a partir dos 50 anos)

6.º Escalão – Ciclismo Adaptado

7.º Escalão – Classificação Geral Feminina
1.º Classificada, 2.º Classificada, 3.º Classificada

Prémio por classificação de equipas
Cada equipa com mais de 4 elementos poderá concorrer ao prémio de classificação da equipa que é atribuído pela classificação dos primeiros 4 elementos de cada equipa.
A classificação será atribuída pela soma dos tempos dos 4 primeiros elementos a terminar a prova.
1.º Classificado, 2.º Classificado, 3.º Classificado

E ainda o seguinte prémio:
Equipa com maior número de elementos inscritos

18) Segurança no evento
O evento tem cobertura e apoio dos bombeiros com uma ambulância que andarão nas proximidades do evento, e a fechar o percurso anda uma viatura que recolhe os participantes que desistam por qualquer motivo.
É obrigatório usar o capacete devidamente colocado durante todo o percurso, não sendo permitida a entrada no local da partida a quem não o apresentar.

19) Abandono da prova
Em caso de abandono e de forma a colaborar com a localização rápida do atleta, é obrigatório que cada participante dê o mais rápido possível a informação da sua identificação e localização no percurso (deverá levar conta-quilómetros) contactando qualquer um dos números que se encontram no dorsal e esperar no local pelo carro da organização que fecha o percurso ou seguir as instruções dadas pelo membro da organização que contactou.

20) Utilização de Fotos
A secção de BTT da ACRD do Louriçal reserva-se no direito de utilizar fotos do evento, bem como dos participantes para eventuais promoções ou divulgações da Maratona ou de provas futuras.

21) Preservação ambiental
Visto ser um evento realizado por pessoas que privilegiam o contacto com a natureza apelamos ao sentido ambientalista para que não seja deixado lixo no percurso, guardando-o e colocado nos recipientes apropriados existentes na partida, Zonas de Abastecimento e chegada.

22) Casos omissos
Os casos omissos a este regulamento serão decididos pela organização, a qual será soberana nas suas decisões.

Secção de BTT da ACRD do Louriçal (Lama Solta)