História

A Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal (ACRDL) teve por fundador entre outras pessoas, o grande dinamizador e entusiasta Dr. Maia Seco, no ano de 1954.
A primeira direção da ACRDL foi constituída pelo Dr. Maia Seco, António da Silva Matos, José Lopes Simões Cantante e a sua primeira sede localizava-se no 1º andar do edifício situado no atual nº 9 no Largo D. Luís de Menezes (antigo largo do mercado do peixe e “feira dos seis” de cada mês).
Um dos objetivos da ACRDL entre outras atividades, era o de, proporcionar um salutar convívio entre os seus associados e o de organizar as festas anuais do Louriçal que tinham lugar no fim-de-semana seguinte ao 14 e 15 de Agosto, dia das festas religiosas de Na Senhora da Boa Morte.
De salientar que, na altura da sua fundação, a sede social da ACRDL, só era frequentada pelos sócios ou familiares desde que acompanhados por estes. Aos domingos à tarde a direção da ACRDL abria uma excepção a esta norma e autorizava que qualquer pessoa pudesse assistir ao programa de variedades que a RTP transmitia nas suas emissões da tarde o que constituía uma novidade por ser seguramente o único aparelho de televisão existente, na altura, no Louriçal.
Com o crescente interesse pelas atividades e convívios que a ACRDL ia desenvolvendo, manifestada no seu já elevado número de sócios, foi decidido, depois de algumas negociações, construir o atual edifício sede da ACRDL, para onde foi transferido, em Dezembro de 1974, a sua estrutura diretiva e património entretanto adquirido.
Depois da sede construída, a associação do Louriçal, tem desenvolvido atividades culturais, recreativas e desportivas em prol dos seus associados e da população em geral. Tem-se destacado, essencialmente, na organização de eventos culturais e desportivos, tendo por vezes a parceria de outras instituições da freguesia.
No campo cultural, foram realizados muitos espetáculos: teatro, música, ilusionismo, artes marciais, concertos, passagem de filmes, etc.
Através do Grupo de Cavaquinhos do Louriçal, que está ligado à colectividade desde finais dos anos 90, tem divulgado a cultura popular pelos quatro cantos do país, tendo tido também já uma atuação na Suíça.
No campo desportivo esta colectividade, tem participado em várias equipas em diversos escalões e modalidades:

– Participou durante 4 épocas com uma equipa de andebol de seniores masculinos

– Participou durante 19 anos com uma equipa de atletismo, nos vários escalões em diversas provas distritais e algumas nacionais. Em 2008 voltou-se a reativar esta modalidade na colectividade

– Participa com um grupo de atletas nos campeonatos do INATEL de Ténis de Mesa (desde 1995). Anteriormente participava só em torneios distritais (1980)

– Participa desde 2005 com uma equipa de Karate, nos vários escalões em diversas provas distritais e algumas nacionais.

– Participa desde 2006 com uma equipa de BTT, nos vários escalões em diversas provas distritais e algumas nacionais.

– Participa desde 1991, nos campeonatos distritais de Futsal, organizados pela Associação de Futebol de Leiria, nos escalões de Seniores Masculinos, Seniores Femininos, Juniores Masculinos, Juniores Femininos, Juvenis Masculinos, Iniciados Masculinos, Infantis Masculinos, Infantis Femininos e Escolas. Atualmente não participa com as equipas de Seniores e Juniores Masculinos.

Neste momento as nossas instalações servem de sede ao Grupo de Cavaquinhos do Louriçal (música tradicional portuguesa), porém, o Clube de Caçadores do Louriçal, a Orquestra Ligeira do Louriçal, a Sociedade Filarmónica Louriçalense e o Rancho Folclórico do Louriçal, já tiverem a sua sede/local de ensaios na nossa sede. Como provam as declarações enviadas, sempre que as nossas instalações são solicitadas por entidades (escolas, câmara municipal, junta de freguesia, grupo de jovens, etc…) as mesmas são disponibilizadas.

Houve com certeza, outras atividades que foram desenvolvidas por esta associação, e que não são aqui referidas, “mas a memória é curta”, porque essas iniciativas foram feitas desinteressadamente, sempre com o objectivo de promover o bem estar da população onde está inserida.

Historial detalhado da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Louriçal
1957

– Fundação da Associação, com estatutos aprovados por alvará do Governo Civil de Leiria, publicados no diário da República II série, nº 65 de 19 de Março

1966